Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos

Airsoft x Paintball: Quais são as principais diferenças?

Apesar de muita gente ainda confundir, Airsoft e Paintball são dois esportes completamente diferentes e, apesar de ambos envolverem um tipo de combate, existe um verdadeira abismo ente um e outro.

Neste artigo você irá entender as principais diferenças de Airsoft x Paintball, bem como saber de tudo que norteia estes dois esportes.

Conhecendo mais a fundo cada um deles, você poderá escolher de uma vez por todas qual se encaixa melhor no seu perfil.

Abaixo você irá entender:

  • Como funcionam os jogos;
  • Como são as armas;
  • Como são as munições;
  • Como é a Arena de Combate;
  • Qual a legislação para cada um deles.

Mas, antes de começarmos, não esqueça de preencher o formulário abaixo e receber dicas e novidades exclusivas diretamente no seu email.

Airsoft x Paintball

O objetivo com este artigo não é escolher por você qual esporte é o melhor…

Na verdade, os dois são muito divertidos e é bastante comum que jogadores de um e outro costumem participar de ambos.

Abaixo você irá entender as principais diferenças que existem entre Airsoft vs Paintball e poderá decidir, mais facilmente, em qual destes esportes você deve começar!

Jogos de Airsoft vs Paintball

A primeira grande diferença entre Airsoft e Paintball está justamente em como os jogos são praticados e qual é a intenção por trás deles.

No Airsoft, a ideia é simular um combate com o máximo possível de realismo

Isso faz com que não exista, de uma maneira geral, uma disputa entre times. Ou seja, independente de quem conseguiu ou não concluir os objetivos, o “vencedor” não ganha nada que os outros também não tenham ganho: experiência e desafio.

Já no Paintball o esporte pode ser considerado quase que uma brincadeira, onde pessoas de todas as idades – até mesmo crianças – podem participar.

O objetivo, em geral, é eliminar o inimigo através dos “tiros” chamados de marcações e vencer o tiroteio generalizado.

Basicamente, o Airsoft traz para o esporte um nível avançado de estratégia e complexidade, enquanto o Paintball promove tiroteios sem muita tática, porém bastante divertidos.

Diferença entre as armas

Outro grande diferencial são as armas utilizadas para praticar o esporte.

Como vimos, o Airsoft preza pelo realismo em sua simulação de combate, por isso, seu armamento é muito mais aproximado da realidade.

O Airsoft conta com centenas de modelos diferentes que vão desde pistolas, até rifles, snipers, shotguns e granadas – todos eles buscando detalhes e padrões de fabricação semelhantes à versão real.

Já no Paintball o armamento não se parece muito com uma arma de verdade, principalmente devido ao Loader Superior (compartimento que armazena a munição) que faz com que o marcador (nomenclatura da arma) fique mais parecido com uma pistola de tinta que uma arma de verdade.

O objetivo com o armamento de paintball é fornecer tiros rápidos e o máximo possível de celeridade na hora dos disparos, por isso o realismo é deixado um pouco de lado.

Outra diferença está no alcance dessas armas. Por ser pensando para um cenário realista, o Airsoft possui um alcance maior do que as armas tradicionais de paintball.

Leia também: Airsoft a gás ou elétrica: como escolher a melhor

Munição de airsoft x munição de paintball

A munição utilizada no Paintball é uma bola de tinta que marca a roupa de quem for atingido, denunciando assim que o alvo foi acertado.

Em geral, o jogador de paintball está eliminado do jogo quando é acertado por uma destas bolas que estoure e marque seus trajes.

Por outro lado, no Airsoft são utilizadas bolinhas de plástico maciças (bb’s), sem tinta e com 0,6mm de diâmetro.

Como estas bolinhas não deixam nenhuma marca, apenas geram um impacto, o jogador de Airsoft precisa se acusar de ter recebido o tiro.

Aliás, esta honestidade e honra é o pilar do Airsoft, pois jogadores que tentam fingir não terem sido atingidos são desprezados pelos demais e costumam ser banidos dos campos de combate.

Arenas de Airsoft e Paintball

Outra diferença gritante entre Airsoft e Paintball está justamente na arena onde ocorrem os jogos.

No Airsoft são espaços amplos, geralmente em florestas, construções e fábricas abandonadas…

Isso é feito com o intuito de trazer mais realismo e poder realizar uma simulação de combate complexa e com desafios estratégicos para os participantes.

Por sua vez, o Paintball costuma ser disputado em arenas retangulares com objetos dispostos de maneira não-natural e que não prezam pelo realismo.

Em geral, uma arena de Paintball é composta por barris, paredes de plástico e barreiras infláveis inseridas no cenário para servir como proteção para os jogadores.

Diferença entre a legislação

E por último, mas não menos importante, nós temos a questão da legislação que envolvem ambos os esportes.

Apesar do Paintball ser mais popular e estar presente no Brasil em larga escala há muito mais tempo que o Airsoft, oficialmente, ele vive às margens da lei.

Isso acontece porque as bolinhas de tinta utilizada pelos jogadores são de 0,68mm que estão acima do permitido pelo Exército Brasileiro (0,6mm).

Sendo assim, oficialmente, o jogador de paintball necessitaria de um registro do exército para poder jogar.

Entretanto, o esporte é amplamente praticado em todo o país e salvo casos isolados, nunca se ouviu falar de pessoas que tiveram problemas criminais e jurídicos com a prática de paintball.

Já o Airsoft, apesar de possuir armas e fardamento mais realista, está completamente amparado dentro da legislação brasileira e seus jogadores não precisam de nenhum tipo de registro ou licença para praticar o esporte.

Neste artigo sobre a legalidade do Airsoft no Brasil ~~INSERIR LINK PARA O ARTIGO 01 DESTE MÊS~~, você irá encontrar informações relevantes sobre como e por que o esporte é permitido em nosso país, bem como tudo que você precisa fazer para agir dentro da lei.

Conclusão

Como vimos, é possível encontrar dezenas de diferenças ao comparar Airsoft x Paintball…

Porém, se fosse preciso escolher somente uma delas, sem dúvidas seria o realismo. Pois enquanto um preza pela perfeita simulação de combate militar (Airsoft) o outro se destina a diversão casual e sem muito apego a realidade (Paintball).

Compartilhe esse post

Avaliar 0

(0)

Fazer comentário

Notícias relacionadas

Airsoft x Paintball: Quais são as principais diferenças?

Airsoft x Paintball: Quais são as principais diferenças?

Apesar de muita gente ainda confundir, Airsoft e Paintball são dois esportes completamente diferentes e, […]

Para visitar: 7 campos de batalha da Primeira Guerra Mundial

Para visitar: 7 campos de batalha da Primeira Guerra Mundial

Responsável pela morte estimada de 10 milhões de pessoas, a Primeira Guerra Mundial aconteceu de […]

7 tipos de missões para partidas de airsoft

7 tipos de missões para partidas de airsoft

Seja você um jogador iniciante ou mais experiente, seu desejo é ter uma partida de […]

Review: pistolas ICS – Black Leopard XFG GBB

Review: pistolas ICS – Black Leopard XFG GBB

Já imaginou ter uma pistola desenvolvida no país que é sede mundial do airsoft? Pois, […]